Artigo

Cold Brew X Café Gelado 

05/05/22 - 16:39

Por Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera por Janine Avelar

Para aplacar o calor sem deixar de aproveitar um cafezinho, as cafeterias e locais especializados na produção de cafés especiais criaram algumas bebidas alternativas, geladas e/ou com gelo. Hoje no mercado encontramos principalmente alguns tipos e cold brew, drinks com cafés e café com gelo. 

Vamos começar falando do Cold Brew. Essa bebida, que ainda é novidade para muitas pessoas, nada mais é que um café de extração a frio. Ou seja, ele é infusionado em água fria. Produzi-lo não é tão simples assim, pois o processo é longo. A água fria não extrai os sabores e aromas do café da mesma forma que a água quente. Por conta disso, o café é deixado em contato com a água durante um período que pode variar de 12 a 18 horas. A temperatura ambiente (ou ligeiramente mais fria) e o longo contato com a água fazem com que alguns compostos de sabor e a cafeína sejam extraídos, mas diversos óleos amargos e ácidos indesejáveis sejam deixados para trás. O resultado é um sabor incrível para os amantes do café! Hoje também encontramos no mercado o cold brew aromatizado, normalmente com sabores críticos, que vem engarrafado e levemente gaseificado, como o @cafetorrido da foto. Se tiver a oportunidade de experimentar, não deixe passar. Além de beber com gelo, o cold brew também é ideal para usar em drinks, alcoólicos ou não. 

imagem

Temos também as bebidas geladas que levam café em sua composição, que normalmente veem acompanhadas de leites ou cremes de leite, leite condensado e muito gelo, criando assim os maravilhosos Lattes, Frappés, Frappuccinos, Milk Shakes, as combinações de café com laranja ou água de coco e mais uma infinidade de bebidas! 

Por fim, o café com gelo, que a princípio, para uma mineira bairrista como eu, pareceu muito estranho, mas que é uma combinação super refrescante. O café é preparado normalmente e pode ser adoçado (a gosto do freguês), depois é só jogar em um copo com bastante gelo e aproveitar a bebida fresca! Aprendi essa nova forma de tomar o café na Espanha. Lá é muito comum o consumo de café todas as horas do dia, quente ou gelado, faça frio, sol ou chuva!

Qual o seu café gelado favorito? Conta para gente nos comentários. 

Saiba mais:
Instagram @canecasincera
Facebook @canecasincera
Site canecasincera.wixsite.com/website

Gastronomia - Caneca Sincera

Caneca Sincera
O @CanecaSincera é um hub digital que conecta apreciadores do café e seu ecossistema, promovendo experiências gastronômicas, turísticas e culturais. Janine Avelar é sete-lagoana, apaixonada por cafés, cafeterias, lugares, viagens e pessoas! Atua nos segmentos de cultura e comunicação há mais de 20 anos.

Veja Mais